O exercício pode ser definido como uma Actividade Física voluntária, planeada e estruturada, para melhorar a nossa condição física e a nossa saúde. O exercício pode incluir outras actividades tais como a, marcha rápida, o ciclismo, a ginástica aeróbica ou outros passatempos activos, tais como jardinar ou outros desportos de competição.
O exercício físico pode classificar-se em dois tipos: o exercício de acção isotónica e o de acção isométrica. Com o exercício isotónico e aeróbico (ex. Jogging) o corpo, no seu todo (fortalecimento do sistema cardiovascular) beneficia de um efeito mais positivo do que com o exercício isométrico (ex. levantamento de pesos).
Quantos mais músculos forem exercitados durante uma unidade de treino, mais eficaz será o exercício. É por este motivo que as modalidades desportivas, como a marcha ou o esqui, são consideradas das Actividades Desportivas mais saudáveis.
Um treino aeróbico moderado (prolongado e lento) fortalece o sistema imunitário. Esta é uma das razões, pelas quais o treino isotónico tem vindo a assumir um papel cada vez mais importante na prevenção do cancro. Outra das vantagens do exercício aeróbico consiste no fortalecimento das cartilagens das articulações.
Um treino muscular regular contribui para a estabilização da coluna vertebral e para prevenção de problemas de postura. Os músculos exercitados representam uma protecção muito boa e eficaz para as articulações, uma vez que diminuem significativamente os riscos de lesões e artroses. Alem disso, uma estrutura muscular bem exercitada é bastante benéfica para as pessoas com tensão arterial baixa, visto que o exercício muscular também estimula a circulação sanguínea.
Este tipo de treino é bastante adequado para as crianças e jovens, fundamentalmente, porque é nessa fase da vida que se forma 98 por cento da estrutura óssea.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário