quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Desporto

Desporto é uma actividade física sujeita a determinados regulamentos e que geralmente aponta a competição entre praticantes. Para ser desporto tem de haver envolvimento de habilidades e capacidades motoras, regras instituídas por uma associação administrador e competitividade entre opostos.

Algumas modalidades desportivas que se praticam com veículos ou outras máquinas que não requerem realizar esforço, é mais importante a destreza e a concentração do que o exercício físico.
Idealmente o desporto diverte e entretém, e constitui uma forma ordenada e intensa de um jogo que tende à perfeição e à coordenação do esforço muscular tendo em vista uma melhora física e espiritual do ser humano. As modalidades desportivas podem ser colectivas, duplas ou individuais, mas sempre com um adversário.
Também podemos definir desporto como um fenómeno sociocultural, que envolve a prática voluntária de actividade predominantemente física competitiva com finalidade recreativa ou profissional, ou predominantemente física não competitiva com finalidade de lazer, contribuindo para a formação, desenvolvimento e/ou aperfeiçoamento físico, intelectual e psíquico de seus praticantes e espectadores. Além de ser uma forma de criar uma identidade desportiva para um reinserção social.
A actividade desportiva pode ser aplicada ainda na promoção da saúde em âmbito educacional, pela aplicação de conhecimento especializado em complementação a interesses voluntários de uma comunidade não especializada.














Desporto 2
















segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Motivação para a prática desportiva

Actividade física é definida como um conjunto de acções que um indivíduo ou grupo de pessoas pratica envolvendo gasto de energia e alterações do organismo, por meio de exercícios que envolvam movimentos corporais, com aplicação de uma ou mais aptidões físicas, de modo que terá como resultados os benefícios à saúde.
A prática regular de exercícios físicos acompanha-se de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo. Do ponto de vista músculo-esquelético, auxilia na melhora da força e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações.
Em que medida o meio físico e social condiciona a actividade física?
O meio físico e social das cidades tem um enorme impacto na implementação e no acesso de todos à actividade física.
Há que promover a actividade física ao encorajar o uso de transportes públicos, tornando-os acessíveis, atractivos e seguros.
Quais são os benefícios da actividade física?
A actividade física reduz o risco de doenças cardiovasculares, de alguns cancros e de diabetes tipo 2. Estes benefícios são mediados por muitos mecanismos: em geral, consegue-se através da melhoria do metabolismo da glicose, da redução das gorduras e da diminuição da tensão arterial. A participação em actividades físicas pode melhorar o sistema musculo-esquelético, o controle do peso corporal e reduzir os sintomas de depressão.
Vantagens da actividade física regular:
  • Reduz o risco de morte prematura;
  • Reduz o risco de morte por doenças cardíacas ou AVC, que são responsáveis por 1/3 de todas as causas de morte;
  • Reduz o risco de vir a desenvolver doenças cardíacas, cancro do cólon e diabetes tipo 2;
  • Ajuda a prevenir/reduzir a hipertensão, que afecta 1/5 da população adulta mundial; Ajuda a controlar o peso e diminui o risco de se tornar obeso;
  • Ajuda a prevenir/reduzir a osteoporose, reduzindo o risco de fractura do colo do fémur nas mulheres;
  • Reduz o risco de desenvolver dores lombares, pode ajudar o tratamento de situações dolorosas, nomedamente dores lombares e dores nos joelhos;
  • Ajuda o crescimento e manutenção de ossos, músculos e articulações saudáveis;
  • Promove o bem-estar psicológico, reduz o stress, ansiedade e depressão;
  • Ajuda a prevenir e controlar comportamentos de risco (tabagismo, alcoolismo, toxicofilias, alimentação não saudável e violência), especialmente em crianças e adolescentes.

Qual a quantidade de exercício físico que é necessária para melhorar e manter a saúde?
Os benefícios para a saúde geralmente são obtidos através de, pelo menos, 30 minutos de actividade física cumulativa moderada, todos os dias. Este nível de actividade pode ser atingido diariamente através de actividades físicas agradáveis e de movimentos do corpo no dia-a-dia, tais como caminhar para o local de trabalho, subir escadas, jardinagem, dançar e muitos outros desportos recreativos.
Benefícios adicionais podem ser obtidos através de actividade física diária moderada de longa duração:

  • Crianças e adolescentes necessitam de 20 minutos adicionais de actividade física vigorosa, três vezes por semana;
  • O controle do peso requer pelo menos 60 minutos diários de actividade física vigorosa/moderada.








Motivação para a prática desportiva 2






















Aptidão física

A Aptidão Física é a capacidade de realizar níveis moderados ou vigorosos de actividade física sem evidenciar sinais exagerados de fadiga, no entanto factores geneticos também podem intrevir. Esta capacidade deve ser mantida toda a vida, pois isto significa que todas as pessoas, sejam eelas naturalmente favorecidas ou não, podem beneficiar com um aumento da actividade física.
A Aptidão significa não ficar cansado na realização de esforços comuns conseguindo realizar as actividades da vida com entusiasmo, suportando esforços físicos exigentes e inesperados.

















Exercicio

O exercício pode ser definido como uma Actividade Física voluntária, planeada e estruturada, para melhorar a nossa condição física e a nossa saúde. O exercício pode incluir outras actividades tais como a, marcha rápida, o ciclismo, a ginástica aeróbica ou outros passatempos activos, tais como jardinar ou outros desportos de competição.

O exercício físico pode classificar-se em dois tipos: o exercício de acção isotónica e o de acção isométrica. Com o exercício isotónico e aeróbico (ex. Jogging) o corpo, no seu todo (fortalecimento do sistema cardiovascular) beneficia de um efeito mais positivo do que com o exercício isométrico (ex. levantamento de pesos).
Quantos mais músculos forem exercitados durante uma unidade de treino, mais eficaz será o exercício. É por este motivo que as modalidades desportivas, como a marcha ou o esqui, são consideradas das Actividades Desportivas mais saudáveis.

Um treino aeróbico moderado (prolongado e lento) fortalece o sistema imunitário. Esta é uma das razões, pelas quais o treino isotónico tem vindo a assumir um papel cada vez mais importante na prevenção do cancro. Outra das vantagens do exercício aeróbico consiste no fortalecimento das cartilagens das articulações.
Um treino muscular regular contribui para a estabilização da coluna vertebral e para prevenção de problemas de postura. Os músculos exercitados representam uma protecção muito boa e eficaz para as articulações, uma vez que diminuem significativamente os riscos de lesões e artroses. Alem disso, uma estrutura muscular bem exercitada é bastante benéfica para as pessoas com tensão arterial baixa, visto que o exercício muscular também estimula a circulação sanguínea.
Este tipo de treino é bastante adequado para as crianças e jovens, fundamentalmente, porque é nessa fase da vida que se forma 98 por cento da estrutura óssea.



Exercicio 2
















sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Actividades Físicas

· As Actividades Físicas favorecem o desenvolvimento da personalidade, ao exercitarem as capacidades expressivas e comunicativas do corpo humano, ao proporcionarem oportunidades de superação e educação da vontade, assim como proporcionam inúmeras situações de convívio e relação social.

· Nas Actividades Físicas o Homem pode encontrar oportunidades de concretizar o seu desejo de dominar a natureza, de se ultrapassar, de experimentar os seus limites, de se aperfeiçoar e aprofundar o conhecimento sobre si próprio e sobre todos os homens.


· A Actividade Física, consiste em todo o movimento corporal de que resulte gasto energético. Inclui actividades da vida diária como as que envolvem movimentos do corpo, tais como caminhar, andar de bicicleta, subir as escadas, fazer os trabalhos da casa, ir às compras; por outras palavras, as actividades da vida diária.

Actividades fisicas desportivas